sexta-feira, 5 de maio de 2017

A Rede Manchete e os Animes no Brasil

 
A extinta e tão querida emissora que ajudou a popularizar os animes no Brasil, é sem dúvida uma coisa que nós brasileiros, amantes de animes, temos que nos orgulhar.

A Rede Manchete foi uma emissora de TV brasileira, fundada no ano de 1983. Conhecida pela sua grade de programação abrangente, que se destacou muito na transmissão de telenovelas, minisséries e outros programas que fizeram história na TV aberta brasileira.




Mas como aqui no Blog o assunto é sempre anime, não podemos deixar de ressaltar, a importância desta nobre emissora, na disseminação desse tipo de cultura japonesa em nossas terras. Se hoje temos muita gente aqui no país, fãs de animes de longa data, a TV Manchete é uma grande responsável por isso.

Os animes já haviam sido transmitidos em terras tupiniquins, bem antes da fundação da emissora. Podemos citar títulos como Zoran, Homem de Aço e Speed Racer.

O problema, é que o público para esse tipo de conteúdo era bastante restrito. As coisas só tiveram uma significativa mudança na década de 90, onde tivemos a grande popularização do anime, com a estreia de, Os Cavaleiro do Zodíaco. Foram tantos telespectadores maravilhados pelas aventuras dos Cavaleiros de Bronze, que o termo anime se estendeu a outros nichos, como no mercado de bonecos, revistas e outros brindes relacionados.



Por isso, é inegável, não usar a emissora como uma referência, quando o assunto é anime. Muitos clássicos foram transmitidos pela Rede Manchete.

Os programas responsáveis pela transmissão das séries foram o Clube da Criança e o U.S Mangá.






Entre os animes transmitidos tivemos, Don Drácula, Doraemon, Samurai Warriors, Patrulha Estelar, O Pirata do Espaço, Shurato, Sailor Moon, YuYu Hakusho entre muitos outros.







Infelizmente, a Rede Manchete encerrou suas atividades no ano de 1999, devido à uma crise financeira. Mas graças à ela, outras emissoras vieram a colocar animes em sua grade de programação, devido a popularidade já estruturada. Rede Globo, SBT, Record e Rede TV, foram uma das outras que transmitiram populares animes, como Dragon Ball, Digimon e outros alguns anos depois.

Portanto nobre leitor, a cultura de assistir animes em nosso país, vem muito da influência passada pela Rede Manchete. Sem dúvida nenhuma é um momento histórico de entretenimento do nosso país, que deve ser lembrado, respeitado e exaltado.


PARA AJUDAR O BLOG:

- APERTE NO BOTÃO "RECOMENDE ISTO NO GOOGLE" ABAIXO DA POSTAGEM, ISSO AJUDA MUITO NA DIVULGAÇÃO;

- SIGA O BLOG NO TWITTER E CURTA NO FACEBOOK, LEVA SÓ UM SEGUNDO E O ASSISTIDOR AGRADECE!

0 comentários:

Postar um comentário